Feijão tropeiro caseiro simples

Feijão tropeiro caseiro simples

O feijão tropeiro é um dos pratos típicos mais conhecidos e apreciados da culinária mineira. É preparado com ingredientes diversos como farinha de mandioca, torresmo, lingüiça, ovos, cebola, alho e vários temperos. 

É uma explosão de sabores em um prato bastante nutritivo e que proporciona muita saciedade.

Como o modo de preparo é fácil, pode ser preparado no dia a dia ou em eventos especiais. Se você está querendo reunir a família para partilhar uma boa refeição, o feijão tropeiro caseiro não tem erro.

Mas qual feijão usar? Na verdade, essa receita possui diversas variações, sendo preparado com o feijão fradinho, feijão verde, feijão preto, feijão de corda, carioquinha e outros. Essa receita leva o feijão rajado da Zaeli e fica muito saboroso.

Veja abaixo todas as dicas de como fazer feijão tropeiro caseiro, simples e soltinho!

Ingredientes:

  • 500g de Feijão Rajado Zaeli
  • 250g de toucinho defumado
  • 5 ovos
  • 1 cebola média picada em cubos
  • 1 colher (sobremesa) de Tempero Alho e Sal Zaeli
  • 1/2 concha de óleo de soja
  • Salsa e cebolinha a gosto
  • Farinha de mandioca

Preparo:

1. Lavar e cozinhar o feijão como indicado no modo de preparo básico. Reservar.

2. Picar o toucinho em cubos, fritar, escorrer e reservar.

3. Na mesma frigideira, colocar óleo (suficiente para fritar os ovos) para aquecer, fritar os ovos, ao começar a endurecer, picá-los em pedaços grandes ainda dentro da frigideira, retirar com uma escumadeira e reservar.

4. Numa panela, colocar o óleo para aquecer, acrescentar o alho, a cebola, o sal e deixar dourar.

5. Juntar o feijão, tendo o cuidado de escorrer seu caldo antes. Nesta hora, colocar o bacon frito.

6. Misturar bem e conferir o sal para corrigir o tempero.

7. Retirar do fogo, polvilhar farinha a gosto, mexer delicadamente e acrescentar os ovos, a salsa e a cebolinha picadinhos.

Acompanhamentos

O feijão tropeiro por si só já é uma refeição bem completa. Mas se você deseja servir com acompanhamentos, algumas dicas bem interessantes são o arroz branco e a couve refogada. 

Em algumas receitas, a couve é usada como ingrediente no feijão tropeiro, mas ela também fica ótima como acompanhamento, deixando ainda mais saudável o seu prato. Muitas pessoas também fazem o feijão tropeiro como acompanhamento de churrasco.

Se você gostou dessa receita, prepare em casa e deixe seu comentário de como ficou! Confira também as outras dicas da Zaeli para deixar seu almoço, jantar ou café mais gostoso!

 

Tempo:

80 min.

Número de pessoas:

4 pessoas

Nível de dificuldade:

Imprimir